01/03/2016

Projeto Confeccionando Sonhos de Esteio trabalha na criação de uma coleção de moda com a assessoria do SENAC Canoas

A coleção desenhada e que será produzida com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS) – Canoas, que vem disponibilizando profissionais para acompanhar cada fase da ação que visa à criação de uma cooperativa de costureiras formada por mulheres moradoras do Território da Paz de Esteio, deve ficar pronta no final de março. Ao todo são quatro peças – pantalona, saia, top e vestido –, que trazem impressas em seu DNA toda a evolução das participantes do Confeccionando Sonhos como profissionais e cidadãs ao longo do projeto iniciado em 2013 e que entra em seu quarto ano.
A cooperativa vem tomando corpo, tendo como presidente Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, responsável por coordenar a produção no espaço cedido pela Prefeitura de Esteio, junto à usina de reciclagem e horto municipal. No final de 2015, por indicação da própria Petrobras, as integrantes do Projeto fizeram bolsas e nécessaire reciclando banners usados pela Signi em suas oficinas realizadas em diferentes Estados brasileiros. Trata-se de uma parceira com a empresa que trabalha com comunicação e responsabilidade social, com expertise em estratégias para a sustentabilidade. A Signi encaminha os banners já usados às costureiras, que fazem as peças que são distribuídas a seus colaboradores e participantes dos cursos e oficinas que oferece. Somente para a empresa foram enviados 150 conjuntos.
PORTAS ABERTAS - O Projeto Confeccionando Sonhos é liderado pela presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki; pela coordenadora Pedagógica Ana Maria Scarton, e pela coordenadora-executiva Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos. São elas que movimentam o projeto que recebe mulheres do Território da Paz de Esteio em busca da capacitação profissional como costureiras. No final de 2015, mais sete juntaram-se ao grupo e começaram a aprender o básico da arte de costurar com a multiplicadora Helena Büttenbender.
Duas vezes por semana, Helena repassa o conhecimento adquirido nos cursos feitos com professores do Senac-RS Canoas ao longo dos anos. Com calma, explica o processo para colocar a linha na máquina para deixar fluir a costura de novas peças criadas a cada laçada, a cada corte de tecido, ou banner descartado. O projeto conta ainda com o apoio do e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário