10/03/2016

Confeccionando Sonhos engajado com a Agenda 21 da Petrobras


Confeccionando Sonhos Fase II está engajado em ações visando ao bem-estar da comunidade. Integrantes do trabalho desenvolvido pela Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, participaram do Fórum da Agenda 21 Comunitária em meados de fevereiro. Inclusive três membros do projeto que tem como proposta criar uma cooperativa de mulheres costureiras do Território da Paz de Esteio estão fazendo o curso Estruturação de Pessoa Jurídica, oferecido pelo Programa Petrobras Agenda 21 (PPA21) e ministrado pela Signi, empresa com expertise em comunicação e responsabilidade social.
De acordo com a jornalista Juliana Loureiro, do Núcleo de Responsabilidade Social da Signi, a proposta do Fórum da Agenda 21 Comunitária (FA21C) é cada vez mais trabalhar integrado com a comunidade e projetos sociais patrocinados pela Petrobras, para traçar um plano de ação e contribuir com a região do entorno das sedes da companhia. Assim, em fevereiro, ocorreu um encontro Escola Municipal Eva Karnal Johann, em Esteio, envolvendo os bairros São Sebastião, São José, Liberdade e Vila Olímpica. Na pauta, apresentação das ações realizadas em 2015, lançamento do videoclipe de integração dos fóruns comunitários de Canoas e Esteio, no Rio Grande do Sul, e Araucária e Curitiba, no Paraná, além da divulgação do curso Estruturação de Pessoa Jurídica, que se encerrou na semana passada.
O encontro contou com a presença da coordenação técnica local (Signi) do Programa Petrobras Agenda 21, representada por Juliana Loureiro e Gabriel Dutra, membros do FA21C de Esteio, moradores, representantes do poder público e de projetos sociais da região, com a proposta de buscar soluções coletivas para a melhoria da qualidade de vida da população. A ideia é elaborar um plano de ação participativo envolvendo toda a sociedade em busca de soluções para os problemas da coletividade.
Confeccionando sonhos e Agenda 21
A presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki, reforça a importância das integrantes do Confeccionando Sonhos estarem inseridas nos projetos socioambientais como o Programa Petrobras Agenda 21. Neste momento, em que se está fortalecendo a marca e se caminhando para a consolidação da cooperativa, além de Marilene e da coordenadora executiva do projeto e consultora de meio-ambiente da Abrasinos, Ione Gutierres, foram à reunião Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, Lisilene da Silva Friedrich e  Ketlen Suelen da Rocha dos Santos. Destas, Isa e Ketlen, acompanhadas por Ivanir Ferreira, que fizeram o curso Estruturação de Pessoa Jurídica.
A oficina ofereceu noções básicas dos processos necessários para a formalização de documentos e da gestão de associações, cooperativas e demais organizações sem fins lucrativos. As vagas foram destinadas prioritariamente para lideranças comunitárias e moradores dos bairros abrangidos pelo programa: São Sebastião, São José, Liberdade e Vila Olímpica (Esteio) e Comtel/Guajuviras (Canoas).
O Projeto Confeccionando Fase II conta ainda com o apoio da Prefeitura de Esteio e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop). Ainda participam ativamente da coordenação do projeto Ana Maria Scarton, coordenadora pedagógica do Confeccionando Sonhos, e Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos e coordenadora-executiva do projeto.

01/03/2016

Projeto Confeccionando Sonhos de Esteio trabalha na criação de uma coleção de moda com a assessoria do SENAC Canoas

A coleção desenhada e que será produzida com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS) – Canoas, que vem disponibilizando profissionais para acompanhar cada fase da ação que visa à criação de uma cooperativa de costureiras formada por mulheres moradoras do Território da Paz de Esteio, deve ficar pronta no final de março. Ao todo são quatro peças – pantalona, saia, top e vestido –, que trazem impressas em seu DNA toda a evolução das participantes do Confeccionando Sonhos como profissionais e cidadãs ao longo do projeto iniciado em 2013 e que entra em seu quarto ano.
A cooperativa vem tomando corpo, tendo como presidente Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, responsável por coordenar a produção no espaço cedido pela Prefeitura de Esteio, junto à usina de reciclagem e horto municipal. No final de 2015, por indicação da própria Petrobras, as integrantes do Projeto fizeram bolsas e nécessaire reciclando banners usados pela Signi em suas oficinas realizadas em diferentes Estados brasileiros. Trata-se de uma parceira com a empresa que trabalha com comunicação e responsabilidade social, com expertise em estratégias para a sustentabilidade. A Signi encaminha os banners já usados às costureiras, que fazem as peças que são distribuídas a seus colaboradores e participantes dos cursos e oficinas que oferece. Somente para a empresa foram enviados 150 conjuntos.
PORTAS ABERTAS - O Projeto Confeccionando Sonhos é liderado pela presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki; pela coordenadora Pedagógica Ana Maria Scarton, e pela coordenadora-executiva Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos. São elas que movimentam o projeto que recebe mulheres do Território da Paz de Esteio em busca da capacitação profissional como costureiras. No final de 2015, mais sete juntaram-se ao grupo e começaram a aprender o básico da arte de costurar com a multiplicadora Helena Büttenbender.
Duas vezes por semana, Helena repassa o conhecimento adquirido nos cursos feitos com professores do Senac-RS Canoas ao longo dos anos. Com calma, explica o processo para colocar a linha na máquina para deixar fluir a costura de novas peças criadas a cada laçada, a cada corte de tecido, ou banner descartado. O projeto conta ainda com o apoio do e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop-RS).