30/11/2011

CIDADES SUSTENTÁVEIS

Projetos Sustentáveis nas Cidades



Em 2007, pela primeira vez na história, a população urbana mundial ultrapassou a do campo. Nesse contexto, urbanistas começam a discutir o conceito de ecocity - uma cidade pensada para ser inteiramente sustentável.

Freiburg, Alemanha

 Os desafios de uma cidade sustentável são muitos: implantar uma boa malha de transporte público, reduzir as emissões de CO2, ter prédios verdes, controlar a qualidade do ar e da água, gerenciar os resíduos, preservar a vegetação e estimular negócios sustentáveis. Veja as iniciativas de alguns centros urbanos.
Copenhague, DinamarcaVenceu o Prêmio Europeu de Gestão Ambiental em 2006 pela ótima qualidade da água de sua enseada.
Curitiba, Brasil
Conhecida mundialmente, subiu na escala da sustentabilidade ao redesenhar o sistema de transporte público, na década de 90, aumentar as áreas verdes e ser pioneira na coleta seletiva de lixo, a partir dos anos 80.
É chamada de cidade solar por causa dos aquecedores de água e placas fotovoltaicas que reinam nas coberturas de casas e prédios comerciais desde a década de 80.
Londres, InglaterraDestacou-se em 2007 ao lançar um plano ambicioso de combate ao aquecimento global. Em 20 anos, a meta da cidade é reduzir 60% das emissões de CO2.
Portland, Estados Unidos
Dona do título de cidade mais sustentável do país, foi a primeira a diminuir as emissões de gases de efeito estufa, em 1993. Além disso, reúne boa quantidade de prédios verdes per capita e uma economia sustentável que inclui empresas de energia limpa e produção orgânica de alimentos.

25/11/2011

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
Pode-se exemplificar esse conceito com a medida e com o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínina autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado. A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros diversos setores da atividade humana, como o industrial, por exemplo.
A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.
Pode-se afirmar que as medidas estatais corroboram perceptivelmente com a sustentabilidade ambiental. Sendo necessário não apenas um investimento capital em tecnologias que viabilizem a extração e o desenvolvimento sustentável, mas também conta com atitudes sistemáticas em diversos órgãos sociais e políticos. Como por exemplo, a propaganda, a educação e a lei.

20/06/2011

ABRASINOS: Caravana Instituto Walmart desvenda o Brasil a partir da mobilização social de suas comunidades

http://www.iwm.org.br

Caravana Instituto Walmart desvenda o Brasil a partir da mobilização social de suas comunidades

Caravana Instituto Walmart desvenda o Brasil a partir da mobilização social de suas comunidades

No dia 14 de junho tem início o projeto Caravana do Instituto Walmart, cujo objetivo é “desvendar” o Brasil por meio das ações de mobilização comunitária e de iniciativas realizadas em prol de comunidades no País. A ideia é conhecer e reconhecer aqueles que promovem tais ações e, ainda, estimular novas iniciativas.

“O Instituto Walmart acredita no potencial das pessoas na geração de ações transformadoras, ações que promovem a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, afirma Paulo Mindlin, diretor do Instituto.

Uma dessas atividades é a realização de encontros para a discussão do tema “Mobilização Comunitária - Importância e Desafios”. Oito capitais brasileiras receberão a caravana com eventos abertos ao público.

Além dos diálogos presenciais, a iniciativa tem um espaço na internet, que pode ser acessado pelo endereçowww.caravanainstitutowalmart.org.br. A página reúne casos de mobilização social, informações sobre o tema e também promoverá fóruns virtuais.

“Queremos divulgar as experiências e aprendizagens de mobilização comunitária que constituem o patrimônio e a riqueza da prática social das diversas comunidades e regiões do País. Com esta iniciativa, pretendemos estimular ainda mais a mobilização comunitária, conectar pessoas e organizações por meio da troca de experiências”, afirma Adriana Mariano, gerente do Instituto Walmart.

Origem

A proposta da caravana nasceu a partir da experiência do Instituto Walmart junto às comunidades. Desde 2005, a organização atua em contato direto com populações do entorno das unidades do Walmart Brasil. São duas formas de atuação junto a essas comunidades:

- Por meio do Investimento Social Privado, realizado por meio do apoio a programas e projetos desenvolvidos em parceria com organizações da sociedade civil focados em três causas: Desenvolvimento Local, Geração de Renda e Juventude e Trabalho

- E por meio do apoio às ações de Responsabilidade Social da empresa, com as chamadas Ações na Comunidade.

Para o Instituto Walmart, cuja missão é “promover o autodesenvolvimento para as pessoas viverem melhor”, a mobilização comunitária é a chave para o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas.

Alinhada a essa premissa, a entidade busca com a caravana conhecer pequenas ou grandes ações que transformem aspectos importantes da vida em comunidade, com objetivos específicos, como, por exemplo: melhorar escolas, formar jovens, resolver a questão do lixo, melhorar praças e equipar espaços comunitários com computadores.

Ou, ainda, identificar ações que tenham como objetivo a própria mobilização comunitária, estimulando a criação e manutenção de espaços de participação, valorização de talentos e recursos locais, articulação de setores e desenvolvimento de competências locais que estimulem o envolvimento das pessoas e atores sociais na solução de problemas.

Itinerário da caravana

14 de junho: São Paulo (SP)
Local: Instituto Dom Bosco
Praça Coronel Fernando Prestes, 233 - Bom Retiro
Data: 14 de junho de 2011, terça-feira
Hora: 8h30 às 12h30
Confirme sua presença pelo email caravana@ficas.org.br
Mais informações: (11) 3045-4313

Acompanhe pelo nosso site mais detalhes sobre os próximos eventos, que seguem o cronograma abaixo:

20 de julho: Salvador (BA)
02 de agosto: Fortaleza (CE)
03 de agosto: Maceió (AL)
13 de setembro: Porto Alegre (RS)
14 de setembro: Curitiba (PR)
04 de outubro: Natal (RN)
05 de outubro: Recife (PE)

ABRASINOS: Como fazer um Projeto dar certo!

www.institutoclaro.com.br

ABRASINOS: Como fazer um Projeto dar certo!

http://www.institutoclaro.org.br

Como fazer um Projeto dar certo!

www.institutoclaro.com.br

26/05/2011

Caminhada Ecológica em Esteio 9h dia 1º de junho de 2011

Participe da Caminhada Ecológica de Esteio - dia 1º de junho 9h00min, saída na Praça Coração de Maria e chegada na Prefeitura Municipal.
A atividade faz parte da Programação da XV Semana do Meio Ambiente, realização da Prefeitura Municipal de Esteio em parceria com  Abrasinos e patrocínio Refap.

24/05/2011

01/05/2011

Arquitetura e Sustentabilidade


Do Portal Atitude Sustentável:
O Museu de Arte Moderna de São Paulo abriga entre 19 de abril e 26 de junho dias exposições sobre arquitetura e sustentabilidade: a Morada Ecológica e a Razão e Ambiente.
Morada Ecológica demonstra como a sustentabilidade influencia a arquitetura desse século. São 50 projetos pioneiros de arquitetos de várias partes do globo para refletir a necessidade da preservação das reservas naturais.
Os projetos são divididos em quatro módulos temáticos: Precursores do Pensamento Ecológico na Arquitetura, Panorama Internacional das Práticas Atuais, Contribuições Sustentáveis à Arquitetura Francesa e Passando à Ação.
Já a Razão e Ambiente apresenta 21 soluções arquitetônicas brasileiras. A instalação tem a curadoria de Lauro Cavalcanti e pretende complementar a exposição anterior, mostrando o pioneirismo modernista brasileiro na utilização de soluções ecológicas e seus desdobramentos na arquitetura sustentável hoje. A proposta era a utilização de recursos que utilizam características específicas do meio ambiente local, como o melhor aproveitamento da luz solar ou o uso de matérias-primas naturais e locais, como palha, madeira e pedra.

28/04/2011

ABRASINOS

ABRASINOS
Como aproveitar os resíduos da construção civil
Boas idéias devem ser copiadas - Paisagismo: Aproveitamento de telhas cerâmicas quebradas formam um lindo canteiro neste jardim.

25/04/2011

Nascente e Mata Ciliar

As nascentes são a origem dos cursos de água e responsáveis pelo fluxo de água que mantém os rios. As mesmas são protegidas pela Lei nº 4.771 de 15 de setembro de 1965 que instituiu o Código Florestal, com algumas alterações trazidas pela Medida Provisória nº 2.166/67, de 2001, e Resolução do CONAMA nº 303, de 20 de março de 2002. No código Florestal encontramos a determinação de que as áreas no entorno das nascentes são Áreas de Preservação Permanente (APP), com dimensão mínima de 50 (cinqüenta) metros de largura. Esta determinação se aplica a todas as nascentes, independente de sua posição topográfica; e apesar de sua importância e de serem protegidas por lei, vem sofrendo ao longo dos anos uma constante degradação.
 As nascentes e matas ciliares exercem inúmeras funções de importância na natureza, que vão desde a retenção de água no sistema de armazenagem subterrânea, passando pelo controle de processos erosivos e de assoreamento de corpos hídricos, também dificultam o envenenamento das águas por agrotóxicos, servem para abastecimento hídrico da população de animais, vegetais e espécie humana, com seus sistemas de produção é o habitat e fonte de suprimento para a fauna aquática e avifauna, aumentando os inimigos naturais das pragas das lavouras agrícolas. Fornece abrigo para os agentes polinizadores, e é de fundamental importância para o nível de quantidade e qualidade da água, e com isso contribuem para a manutenção da biodiversidade e a perpetuação das espécies, ou seja, a perpetuação da vida no planeta.