A Associação para Projeto Pesquisa e Ação Ambiental e Social ABRASINOS é uma associação sem fins lucrativos, que tem dentre seus objetivos principais, desenvolver programas e ações na área de educação e gestão ambiental no município de Esteio e na área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
28/04/2011
25/04/2011
Nascente e Mata Ciliar
As nascentes são a origem dos cursos de água e responsáveis pelo fluxo de água que mantém os rios. As mesmas são protegidas pela Lei nº 4.771 de 15 de setembro de 1965 que instituiu o Código Florestal, com algumas alterações trazidas pela Medida Provisória nº 2.166/67, de 2001, e Resolução do CONAMA nº 303, de 20 de março de 2002. No código Florestal encontramos a determinação de que as áreas no entorno das nascentes são Áreas de Preservação Permanente (APP), com dimensão mínima de 50 (cinqüenta) metros de largura. Esta determinação se aplica a todas as nascentes, independente de sua posição topográfica; e apesar de sua importância e de serem protegidas por lei, vem sofrendo ao longo dos anos uma constante degradação.
As nascentes e matas ciliares exercem inúmeras funções de importância na natureza, que vão desde a retenção de água no sistema de armazenagem subterrânea, passando pelo controle de processos erosivos e de assoreamento de corpos hídricos, também dificultam o envenenamento das águas por agrotóxicos, servem para abastecimento hídrico da população de animais, vegetais e espécie humana, com seus sistemas de produção é o habitat e fonte de suprimento para a fauna aquática e avifauna, aumentando os inimigos naturais das pragas das lavouras agrícolas. Fornece abrigo para os agentes polinizadores, e é de fundamental importância para o nível de quantidade e qualidade da água, e com isso contribuem para a manutenção da biodiversidade e a perpetuação das espécies, ou seja, a perpetuação da vida no planeta.
Assinar:
Postagens (Atom)